EJA M2

A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade própria de educação, diferente das demais (Ensino Fundamental e Médio), que possuí seus métodos e procedimentos distintos. Ela foi criada para atender àqueles que por algum motivo abandonaram ou não obtiveram sucesso em completar seus estudos na idade certa e para ingressar na EJA do Ensino Fundamental o aluno deverá ter 15 anos ou mais. Conforme as Diretrizes Curriculares para EJA, essa modalidade de ensino deverá se pautar por três funções elementares. São elas: Função Reparadora, Equalizadora e Qualificadora.

A Função Reparadora diz respeito a concertar o erro passado que conduziu o educando a situação de distorção idade/série. O seu significado é o resgate do educando e sua recondução ao grau de ensino que ele deveria estar ocupando. Também tem um sentido compensatório, pois parte do entendimento que o fracasso escolar ou os motivos que levaram o aluno a abandonar a escola não podem ser atribuídas exclusivamente a ele. Há portanto um sentido de justiça, no qual o poder público reconhece sua parcela de culpa nos motivos que levam ao fracasso ou a evasão escolar.

A Função Equalizadora diz respeito a colocar o educando da EJA em pé de igualdade com os outros alunos que seguiram pelo caminho do ensino regular. Apesar de percorrer por um outro trajeto, os egressos da EJA devem estar equiparados aqueles que saem do ensino regular com os conhecimentos e habilidades que os tornem aptos a prosseguir nos estudos. A EJA não deve ser confundida com uma modalidade de educação mais resumida ou fácil e os tempos mais curtos têm de ser compensados por um maior empenho por parte de educadores e discentes.

A Função Qualificadora afirma que o curso deve acrescentar ao educando. O egresso da EJA deve ser um sujeito muito mais aprimorado quando comparado a ele mesmo no momento do seu ingresso no curso. A melhoria continuada dos sujeitos é um objetivo perseguido pelos cursos da modalidade EJA.

O Módulo II foi introduzido em substituição a antiga Totalidade 2 que vigorou em Canoas até o final de 2017. A Totalidade 2 correspondia aos últimos três anos do Ensino Fundamental e o atual Módulo II faz uma correspondência ao 7º Ano do ensino regular. O curso tem duração de um semestre e ao completar o curso o aluno estará apto a ingressar no próximo módulo. Aqueles que ingressam nessa turma têm a possibilidade de completar o Ensino Fundamental em três semestre. As formaturas da EJA na EMEF João Paulo I acontecem duas vezes ao ano nos meses de julho e dezembro.

Nossa responsabilidade com essa turma se dá na disciplina de Ciências Humanas e Sociais que corresponde aos conhecimentos necessários a compreensão fenômenos sociais. Nossa disciplina se preocupa em explicar e compreender como as sociedades interagem entre si e com o meio e também como elas se formaram e atingiram a sua conformação atual.