Nossa Visão

Site dedicado à educação

 “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”.

 Paulo Freire.

 Paulo Freire é a nossa inspiração enquanto educadores. Assim como ele,entendemos que conscientizar os sujeitos é a nossa maior missão, pois somente o sujeito consciente é capaz de agir no mundo para transforma-lo. Somos contra qualquer tipo de doutrinação, seja ela das direitas, que trabalham pela permanência das condições injustas em que vivemos, seja ela das esquerdas, que tentam impor uma visão única do mundo. Nosso trabalho é conscientizar o educando para que ele, consciente, decida autonomamente sobre aquilo que realmente lhe convém. O nosso trabalho é romper com o obscurantismo, venha ele do lado que vier.

 Mas onde está o bem? Isso nós realmente não sabemos. Ignoramos muito, sabemos um pouco. Não somos os donos da verdade. O nosso objetivo é compartilhar com o discente aquele pouco que sabemos para que juntos, aluno e professor, consigamos alcançar a verdade. Amparados nos conhecimentos da nossa ciência, a História, queremos compreender um pouco desse mundo que nos cerca.

 Essa é uma caminhada que não se faz sozinho, mas juntos. Nesse caminho, não somos nem tutor nem guia, mas companheiros que andam lado a lado. Isso é, na essência, o método dialógico que Freire pregava e ao qual nos filiamos. Conforme esse método, o conhecimento se constrói na interação entre os sujeitos e o objeto de estudo. Não há ascendências entre eles. É muita pretensão um professor julgar que sabe tudo e o aluno nada. É muita pretensão um professor achar que conhece o que é “realmente” bom para o aluno. É muita pretensão para um professor achar que a verdade está sempre com ele. Tudo isso é muita pretensão.

 Com esse site nosso objetivo será disponibilizar material de estudo para atividades que serão desenvolvidas à distância com nossos alunos da modalidade EJA da EMEF João Paulo I de Canoas RS. Também será nossa intenção disponibilizar artigos e planos de aula da nossa autoria e de terceiros. Quanto a esse material, não se pretende que ele “seja um modelo a ser seguido”. São o fruto do nosso trabalho que estamos compartilhando e esperamos que isso possa ser útil aqueles que necessitam de alguma ajuda, mas o que desejamos mesmo é que sejam submetido a críticas. Temos muito a aprender e estamos esperançosos que os retornos obtidos com esse site ajude no nosso aprimoramento.

 Esperamos que sua visita seja muito proveitosa e estamos ansiosos em receber seu retorno. Queremos saber das suas impressões sobre o material disponibilizado e o site. Agradecemos sua atenção e esperamos que você aceite a nossa parceria.